Sejam bem-vindos ao blog da Drª Sabrina Ribeiro, nele estarei postando texto diversos sobre a Fisioterapia Estética, Acupuntura e Saúde.
Espero que apreciem

Salute

Salute

terça-feira, 28 de abril de 2009

Acne





Definição
A acne vulgar ou acne juvenil é uma dermatose muito frequente, de carácter multifatorial, que afeta o folículo pilossebáceo e atinge principalmente as zonas da pele com maior densidade de glândula sebácea como a face e parte superior do tronco. As lesões surgem na puberdade, são polimórficas e incluem comedões, pápulas, pústulas, nódulos, cistos e cicatrizes, predominando umas ou outras dependendo do tipo e da intensidade da acne. Algumas lesões atingem carácter tão intenso, que chegam a causar problemas emocionais, necessitando de sensibilidade do médico para amenizar o problema.


Fisiopatologia

Vários fatores influenciam o desenvolvimento e perpetuação da acne, como a produção de sebo, mudanças no canal folicular, bactérias, imunidade humoral e mediada por células, fatores hormonais, cosméticos, emocionais e alimentares.

Produção de sebo: a hipersecreção sebácea ocorre por ação periférica dos andrógenos. A pele acnéica transforma a testoterona em dihidrotestosterona, que é um hormônio ativo.

Bactéria: o Propionibacterium acnes é encontrado na porção profundo do folículo pilossebáceo. Na adolescência, como consequência da elevação fisiológica do sebo, há um aumento importante população desta bactéria, cujo o alimento principal é o sebo. Ele produz esterases com capacidade de hidrolisar os trglicerídeos das glândulas sebáceas, promovendo a liberação de ácidos graxos livres, cuja difusão pelos folículos provoca irritação e inflamação.
Imunidade humoral: o P. acnes possui forte capacidade antigênica, provocando a formação de anticorpos em quantidades suficientes para induzir ao fenômeno de hipersensibilidade imediata. Este processo modifica as lesões acnéicas e provocam a ruptura dos cistos, transformando-os em pústulas.
Fatores Hormonais: a produção de sebo está sob controle hormonal, sendo os androgênicos (testosterona) de origem testicular e ovariana e, principalmente, os de origem adrenocortical os principais responsáveis. Nos pacientes com acne pode ser observado um aumento da produção dos androgênios circulantes, mas alguns pacientes apresentam somente um aumento da receptividade da glândula sebácea a estes hormônios. Os androgênios adrenocorticais são os principais causadores do aumento da seborréia. Isto é explicado, por um lado, pelo desenvolvimento pré-puberal das glândulas sebáceas e, por outro, pelo desenvolvimento da acne, tanto no sexo masculino quanto no sexo feminino.
Fatores Genéticos: o tamanho da glândula sebácea, sua atividade na puberdade e a ceratinização anormal do folículo pilossebáceo têm influência genética, transmitida por genes autossômicos dominantes.
Medicamentos: drogas hormonais como testosterona (em mulheres), progesterona, contraceptivos orais, corticóites. e Não-hormonias tais, halógenos (iodo, cloro e bromo), ouro, vitaminas b12, b6, b1 e d2, trimetadiona, lítio, hidrato de cloral. quinina...podem comumente exacerbar a acne.
Fatores externos: pomadas e outras preparações graxas para uso em cabelos causam comedões e/ou lesões papulosas; o excesso de lavagem, manipulação e/ou preparações adstringentes aumentam o número de lesões inflamatórias.
Fatores internos: fatores emocionais podem agravar a acne por ação da córtex cerebral, aumentando o nível de cortisol. A acne pode agravar no período pré-menstrual.

Clínica

As lesões na acne são polimórficas, compostas por comedões, pápulas, nódulos, abscessos, que se localizam predominantemente na face, ombro e tórax (porção superior). A classificação das lesões da acne são em inflamatórias e não-inflamatórias.


- Comedões: é uma lesão não inflamatória, que se forma em consequência da oclusão folicular. Podendo ser de 2 tipos, aberto ou fechado. Aberto ou "ponto negro", é uma lesão puniforme, de cor escura, plana ou ligeiramente elevada, com um acúmulo central de ceratina, e a cor escura se deve à presença desta e pela oxidação ocorrido pelo oxigênio. O comedão fechado são pequenas pápulas pálidas ou esbranquiçadas, tornando invisível o orifício do conduto pilossebáceo. Este pode transformar-se em um elemento inflamatório.

- Pápula: é o elemento inflamatório inicial, de pequeno tamanho com diâmentro inferior a 5mm.

- Pústulo ou "espinha": evolui rapidamente e é frequentemente manipulada pelo paciente.

- Nódulo ou espinha interna": são lesões inflamatórias, profundas, de maior tamanho, que tornam-se flutuantes e com evolução prolongada. Transformam-se em cicatriz atrófica.

- Cisto: é uma formação subcutânea flutuante recoberta por uma pele ligeiramente inflamada.

Tratamentos

Com os recursos atuais de tratamento tópicos e sistêmicos, associados aos recursos físicos e cirúrgicos, a acne pode ser controlada até que ocorra sua desativação total. Para que o tratamento seja bem sucedido é de vital importância classificar o grau em que se encontra a acne do paciente. Para isso, um médico dermatologista deve ser consultado.

Tratamento tópico

- Sabonetes:lavar a pele do rosto 2 a 3 vezes ao dia, com sabonete sulfuroso, ácido salicílico, peróxido de benzoila (comedolítico e sebostático), ou com lauril éter sulfato de sódio.

- Isotretinoína: descamativo porém menos irritante que o ác. retinóico, e com maior tolerância ao sol.

- Adapaleno: é um outro tipo mais moderno de retinóide, também comedolítico e antiinflamatório.

- Ácido Salicílico: descamativo e com ação comedolítica.

OBS.: Todas essas substâncias devem ser receitada por um médico dermatologista.

Tratamentos Físicos

São procedimentos feitos em consultório.

- Limpeza de Pele: orientada pelo dermatologista e executada por por uma fisioterapeuta ou esteticista de sua confiança. Para desobstrução dos foliculos.


- Luz ultravioleta: gera um eritema inicial, seguido de descamação, com melhora rápida das lesões.

- Crioterapia: provoca esfoliação das lesões.

- Peeling: para o tratamento da acne cicatricial, porque produz esfoliação acelerada da pele, e nívelamenta das cicatrizes.


Fonte: Gamonal, Aloísio. "Dermatologia Elementar". 2ªed. Univ.Fed. de Juiz de Fora, MG. 2002






Nenhum comentário:

Postar um comentário